.png)
Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
Inventário
Artistas
JULIANA BAUMANN
Artistas
JOÃO LEOPOLDO
Artistas
LUCIANA MARTINS
Artistas
RENATO KENJI
Artistas
MICHEL SCHERER
Artistas
ALCEU BETT
Artistas
JEAN SMEKATZ
Artistas
,OVO (LUCIANA MARTINS E GERSON
Artistas
FABIOLA RACY
Artistas
DANIEL SAYEGH
Artistas
DANIELLE NORONHA
Artistas
SMEKATZ / MARIA INES
Artistas
MARCO GIANNOTTI
Artistas
RICARDO KOLB
Artistas
ALEXANDRE DA CUNHA
Artistas
CLARA LETIZIA
Artistas
DUDI MAIA ROSA
Artistas
ANDREA BRAZIL
Artistas
MARTA SOARES
Organização
Jean Smekatz & Michel Scherer
Texto Crítico
Matheus Drumond
Data
08/08/2026
Localização
São Paulo - SP / Brasil
Não nos deixemos iludir pela felicidade que, à primeira vista, algumas dessas pinturas parecem prometer. A graça e a espontaneidade de um encontro feliz com o plano estão longe de constituir o solo de onde elas brotam. Embora a mostra não reúna apenas pinturas, são elas que lhe dão o tom. Por isso é possível falar em plano, na ruminação de quem busca resolver-se com ele até encontrar a justa medida: a sugestão que esteja à sua altura, à altura daquele que nele procura também afirmar-se. Trata-se de sustentar a tensão entre o peso de tudo o que foi feito e a exigência do novo, de equilibrar a solicitação do estilo com a necessidade de acolher aquilo que oferece o mundo.
Nessa armadilha estão todos os artistas, ou quase todos. Como produzir a sugestão certa, ampla o suficiente para tornar-se compartilhável, íntima o bastante para parecer pessoal? É claro que os trabalhos, cada um deles a seu modo, não são apenas sugestões. Do contrário, reduzidos a mensagens, correm o risco de se tornarem vontades extraviadas. Sugestão é um termo precário para nomear o movimento de alguém que, tendo visto muito, imerso na promiscuidade do tempo — muito passado no presente, muito futuro a assediá-lo, demasiadas projeções sobre aquilo que ainda não ganhou forma —, decide dar a ver algo. Não exatamente aquilo que um dia viu, nem necessariamente a alguém que conhece.
Dizer que essa diversidade de trabalhos responde a um problema de paisagem é, a um só tempo, irônico e impreciso. Se a arte não deixa de ser entendida como um confronto com o que se apresenta à experiência, em vias de sua transcriação, e se a paisagem, vista em sua dimensão cultural, é todo e qualquer enquadramento, quase tudo pode nela assumir a forma de uma paisagem: uma ambiência, um perfil de observação, um ponto de vista... Daí, inclusive, a viabilidade de se falar em uma paisagem sonora: toda paisagem não passa de uma imagem. Assim, um monte de areia forma um sambaqui; um risco errante sugere um volume no espaço; um retalho de couro se apresenta como uma silhueta.
Inventário, título tão insuficiente quanto abundante, restitui uma antiga ambivalência. Do termo latino inventio provêm tanto a palavra que nomeia nossos arrolamentos — o rol de coisas reunidas, encontradas e preservadas — quanto aquela que, na modernidade, passou a designar a invenção, essa estranha capacidade de produzir o que não estava de antemão dado. É dessa duplicidade que decorre a condição de todo inventor: a de lutar com, mas também contra, seu inventário. Reunidos nesta pequena mostra, esses inventores dão forma a um inventário dos diferentes modos de conduzir essa luta.
O tom épico, evocado imediatamente pela palavra luta, não é gratuito. O verso de uma das pinturas, talvez até mais que sua própria superfície visível, obriga-nos a falar em uma verdadeira guerra. Muitas marcas de dedo, um rastro da hesitação das mãos, testemunham o combate. Respirar debaixo de uma montanha de areia, ensaiar outra vez o telurismo um tanto piegas de se deixar guiar pela paisagem que o olho vê, encontrar um sentido fresco para as impressões roubadas a um idílio urbano e extrair, de materiais banais e corriqueiros, a arte... eis alguns dos pequenos heroísmos desses combatentes.
Tudo isso carrega as marcas desse embate injusto entre nós, potência de tudo fazer, e aquilo que em nós pertence ao habitual. As corriqueiras visões da natureza acendem o alerta para escapes, fugas elegantes ao mundo atordoado à nossa volta. Serão frutos da insistência de valores recessivos ou vontades de uma revisão aguda? Mas um velho mestre, que entre todos é um dos mais felizes, oferece sua saída ao impasse. É preciso rir um pouco, esquecer, ao menos por um minuto, o peso de estar sempre entre alguma coisa que não terminou e outra que apenas insinua começar. Rir junto da aquarela de tudo aquilo que deveria nela constar, de sua fisionomia usual. A historicidade deixa então de pesar como entrave para tornar-se, já leve, o lastro das alternativas.
Fotografia Ana Pigosso

























